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A misteriosa "Tela Azul"

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Mensagem  Cooper_S Qui Nov 22, 2007 3:26 pm

1. Introdução

Apesar de o tema não ser algo novo, ainda existe muitos temores acerca d erro que gera uma Tela Azul no Windows, também chamado de “Stop Error” devido a um factor simples: quando este tipo de problema acontece temos uma paragem no servidor, o que significa uma paragem na produção por alguns minutos ou horas.

Este tipo de problema precisa de ser depurado com bastante cuidado, até mesmo porque muita gente interpreta o erro como se fosse algum problema de hardware, ou simplesmente pensam que é o Windows ou em alguns casos extremos simplesmente vão logo tentar reinstalar.

2. Revisão dos Conceitos básicos do Sistema Operacional

Para entender os motivos que levam o Windows a ter um problema de paragem inesperada é importante lembrar de alguns conceitos que independem do fabricante do sistema operacional e estão mais ligados à teoria geral de sistemas operacionais.

Se tratando de conceito, podemos então afirmar que a arquitectura x86 é dividida em quatro anéis, os anéis por sua vez são mecanismos de dividir o sistema operacional em níveis diferentes de privilégio de acesso. Na arquitectura x86 existem os anéis 0,1,2 e 3 – nesta ordem temos o número 0 com o mais alto nível de privilégio de acesso e o número 3 com o nível mais básico.

O Windows utiliza o anel 0 para o modo Kernel, que é o modo pelo qual é garantido acesso completo a toda memória do sistema assim como todas instruções de CPU. Por outro lado o Windows também utiliza o anel 3, porém para o modo Usuário. Este modo é responsável pelas aplicações finais, não tendo acesso directo ao hardware e com isso não compromete a estabilidade do sistema operacional.


3. Por que erros deste tipo ocorrem?

Antes de falar com mais detalhes sobre a tela azul, devemos entender porque um erro desta natureza ocorre. Vejamos então alguns exemplos:

· O sistema pode sofrer uma paragem fatal quando algum componente que está sendo executado em modo Kernel é prevenido de continuar sua execução normal;

· São exemplos de componentes que rodam neste modo:
o Drivers de dispositivos;
o Componentes do sistema operacional;
o Drivers de filtros de aplicações;

Sabendo que apenas os componentes que rodam em Kernel podem afectar sistema operacional fica mais fácil de encontrar os possíveis causadores de tal problema, que neste caso seriam:

· Drivers de terceiros com problema;
· Falhas no Sistema Operacional;
· Falha de hardware.

4. Entendendo o Erro

É importante interpretar cada parte da tela azul, cada parte da mensagem tem uma explicação específica e endereça uma determinada área. Somente o fato de saber interpretar essa mensagem já pode lhe abrir caminhos para entender o problema e a partir daí fazer uma investigação mais detalhada sobre a causa raiz.

Vejamos abaixo como seria então essa interpretação:


A misteriosa "Tela Azul" Bluescreenuy3

Bem, vejamos então o significado de cada sessão:

1) A primeira parte da tela azul é considerada uma sessão chave na interpretação do erro e investigação da causa raiz. Neste caso do exemplo temos então as seguintes informações:

· Tipo de Erro: 0xD1 - DRIVER_IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
· Parâmetro 1: endereço de memória que foi referenciado;
· Parâmetro 2: IRQL ou nível de interrupção de software que foi requisitado naquele momento;
· Parâmetro 3: tipo de referência (0 para leitura e 1 para escrita);
· Parâmetro 4: o endereço que referenciou a memória.

OBS: A quantidade de parâmetros assim como o significado vai depender directamente do tipo de erro que ocorreu.

2) Nesta parte do erro temos informações sobre o possível driver que causou o problema. Isso pode variar em alguns casos de acordo com o tipo de erro. Para este exemplo utilizamos o aplicativo NotMyFault.exe que pode ser baixado do site SysInternals.com. Trata-se de um software gratuito para fins didáticos e para simular alguns tipos de problemas.

3) A parte 3 poderá conter desde possíveis recomendações para a resoluçã do problema como também poderá conter apenas informações de que o arquivo de dump foi gerado com sucesso.

5. Exemplos de erro

São muitas as possibilidades de erros que aparecem numa tela azul, conforme foi dito o importante é que se tenha em mente que este erro não é o fim do servidor, isso pode ser totalmente tratável sem requerer medidas mais drásticas.

Em baixo temos alguns exemplos de códigos de erro que podem estar a aparecer numa tela azul. A ideia é apenas mostrar os mais comuns tendo em vista que a quantidade de códigos de erro é extensa.

· 0x0000000A: IRQL_NOT_LESS_OR_EQUAL
Em linhas gerais podemos dizer que este erro é causado devido a um processo em modo kernel ou a um driver que tentou acessar um endereço de memória à qual não tinha permissão.

Mais informações:

Troubleshooting a Stop 0x0000000A error in Windows XP
http://support.microsoft.com/?id=314063

· 0x00000051: REGISTRY_ERROR
Este tipo de erro pode ter ocorrido por uma falha de hardware ou por uma falha no sistema de arquivos que causou a corrupção do registro. O importante neste caso é que você tenha o backup do “System State”, pois na maioria das vezes a restauração do registro pode ser o caminho mais rápido.

Mais informações:

How to troubleshoot a
"STOP 0x00000051 REGISTRY ERROR" error message
http://support.microsoft.com/?id=282501

· 0x0000007B: INACCESSIBLE_BOOT_DEVICE
Em linhas gerais este erro significa dizer que o Windows perdeu acesso à partição do sistema, essa perda de acesso pode ser devido a problemas de drivers de dispositivos, problema na controladora de disco ou problema no disco propriamente dito.

Mais informações:

How to troubleshoot "Stop 0x0000007B" error messages
http://support.microsoft.com/?id=822052


6. O que é sempre bom ter por perto

Muitas vezes o erro de tela azul pode aparecer sem que você esteja preparado, nestes casos é importante que você tenha sempre à sua disposição os itens abaixo:

· Backup do system state
· Senha do administrador para entrar na console de recuperação (caso necessário)
· Reserve sempre um espaço em disco para que se necessário tenha como fazer uma instalação paralela do sistema operacional

Estes pequenos cuidados podem ajudar bastante em um cenário de tela azul, a recuperação rápida do servidor vai depender da sua pro atividade na manutenção.


7. O erro acontece, mas nada de arquivo de dump. O que fazer?

Em alguns cenários específicos você poderá cair neste tipo de situação, que é bem frustrante, pois na maioria das vezes você espera ter um arquivo para iniciar uma resolução de problemas, mas por algum detalhe não correctamente revisado o arquivo pode não ser gerado. Vejamos em baixo o que precisa ser feito para garantir que o arquivo de dump seja gerado:

· Inicie a revisar as opções de sistema no Painel de Controle / Sistemas /Avançado / Inicialização e Recuperação / Configurações. Nesta janela é importante que você verifique as seguintes opções:

o Escolha o tipo de informação de debug que deve ser escrita no disco. Nesta categoria temos os seguintes tipos de dump:

§ Pequeno: este tipo de dump será limitado a um conjunto pequeno de informações e poderá não ser suficiente para a análise de um problema. Sã exemplos de informaçõe que podemos obter com este tipo de arquivo de dump: o código do erro, a listagem de drivers carregados naquele momento, informações do processo entre outras coisas.

§ Kernel: este tipo de dump por sua vez vai registrar apenas informações relacionadas ao Kernel, não está, portanto incluso neste dump a memória alocada para aplicações rodando em modo usuário.

§ Completo: como o nome já diz o dump completo inclui todo o conteúdo existente em RAM naquele momento, este conteúdo por sua vez será gravado no arquivo de dump.

o Escolha a localização do arquivo de dump, lembre-se que você precisará de espaço disponível em disco no mínimo igual ao tamanho da sua memória RAM para receber este arquivo;

o Assegure que a opção de sobrescrever o arquivo de dump também está seleccionada, caso contrário se o arquivo já estiver lá ele não vai escrever novamente;

· Finalizando essa parte, um aspecto importante para revisar se o arquivo de paginação está com o tamanho adequado e na localização correta. Este arquivo deverá está localizado na partição de sistema (%systemroot%) e o seu tamanho máximo deverá se igual ao tamanho da sua memória RAM mais 12MB;

Existem alguns cenários em que realmente não é possível você conseguir um dump de memória completo, isso acontece devido a algumas limitações existentes. Um caso comum é quando o servidor tem mais de 2GB de memória RAM, para essa situação teríamos duas opções: configurar o sistema para obter um dump de kernel ou então alterar um valor no arquivo boot.ini para que o sistema não use mais que 2GB de memória RAM, neste caso usando o parâmetro /maxmem=2000.

Outro fator importante que também está ligado a servidores com mais de 2GB de RAM é quanto ao arquivo de paginação. O Windows tem um limite para o arquivo de paginação de 4096 MB, com isso alguns servidores que tem 8GB de RAM não seguiram a risca o valor de tamanho de arquivo de paginação sugerido. Neste caso a recomendação seria usar um arquivo de paginação no C:\ com o valor não maior que 2GB e os outros arquivos de paginação ficariam em diferentes partições com o tamanho máximo de 4GB para cada um deles. Assim você distribui os arquivos de paginação e também mantém seu servidor pronto para obter um dump de memória do tipo kernel.

Artigo em versão pt-br por Yuri Diogenes
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